domingo, 3 de janeiro de 2010

Doraemon (1)

Doraemon (em japonês: ドラえもん, Doraemon?) é um mangá criado por Fujiko F. Fujio, que mais tarde, foi transformado em anime e em uma concessão asiática. A série é sobre um gato robótico chamado Doraemon que voltou 2 séculos atrás para ajudar um estudante: Nobita Nobi (em japonês: 野比 のび太, Nobi Nobita?). Em Março de 2008, o ministério estrangeiro do Japão apontou Doraemon como o primeiro "anime embaixador" do país.[2] O orador do ministério explicou a nova decisão como uma tentativa de ajudar as pessoas em outros países a compreender melhor o anime japonês e a aprofundar seu interesse na cultura japonesa.[3] A ação do ministério estrangeiro confirma que Doraemon veio ser considerado um ícone cultural japonês. Em 2002, o personagem do anime foi aclamado como um herói asiático em um exame da característica especial conduzido pelo compartimento de Tempo Ásia.[4] A primeira aparição da série foi em Dezembro de 1969, quando foi publicada simultaneamente por 6 revistas diferentes. No total, foram criadas 1344 histórias diferentes nas séries originais, que são publicadas por Shogakukan sob o Tentōmushi (てんとう虫) tipo de mangá, estendendo a quarenta e cinco volumes. Os volumes são coletados na biblioteca central de Takaoka em Toyama, Japão, onde Fujio nasceu. A maioria dos episódios de Doraemon é comédias com lições morais a respeito dos valores tais como a honestidade, a perseverança, a coragem, a família e o respeito para pessoas idosas. Diversas questões meio-ambientais são notáveis, como espécies em vias de extinção, o desflorestamento, e a poluição.

História
Em Dezembro de 1969, Doraemon foi publicado em seis revistas infantis diferentes. As revistas eram de acordo com a série em que a criança estuda: Yoiko (boas crianças), Yōchien (Infantário), Shogaku Ichinensei (primeira classe da escola preliminar) a Shogaku Yonnensei (quarta classe da escola preliminar). Em 1973, a série começou a aparecer em mais duas revistas: Shogaku Gonensei (quinta classe da escola preliminar) e Shogaku Rokunensei (sexta classe da escola preliminar). As histórias caracterizadas em cada revista eram diferentes, significando que o autor criava mais de seis histórias cada mês. Em 1977, foi lançada mais uma revista, CoroCoro cómico. As histórias que são preservadas sob o tipo de Tentōmushi são as histórias encontradas nestas revistas. Desde o princípio de Doraemon em 1969, as histórias foram coletadas seletivamente em quarenta e cinco livros publicados 1974 a 1996, que tiveram uma circulação de 80 milhões em 1992. Além disso, Doraemon apareceu em uma variedade de séries do mangá pela Shōgakukan. Em 2005, Shōgakukan publicou uma série de mais cinco volumes do mangá sob o título Doraemon+ (Doraemon mais), que não foram encontrados nos quarenta e cinco volumes de Tentōmushi.

ANIME
Série de Televisão
Após uma breve animação impopular em 1973 pela Nippon Television, a TV Asahi produziu o anime de Doraemon. A série se tornou incrivelmente popular, acabando com 1049 episódios, em Março de 2005. Para celebrar o aniversário do anime, foi feita uma nova série de Doraemon, que foi ao ar em 15 de Abril de 2005, com novos atores para a dublagem e atualização dos personagens.

Filmes
Em 1980, A Toho lançou o primeiro filme baseado nas características dos mangás especiais publicados anualmente. Os filmes são de ação-aventura orientada, e ao contrário do anime e do mangá, têm mais um shōnen demográfico, tomando os personagens familiares de Doraemon colocando-os em uma variedade de ajustes exóticos e arriscados. Nobita e seus amigos visitaram a idade dos dinossauros, alcançaram distante da galáxia, o coração da África a mais escura (onde encontrou uma raça de cães bipedal sensíveis), das profundidades do oceano, e de um mundo da mágica. Alguns dos filmes são baseados em legendas, como Atlantis, e outros em trabalhos literários como a Viagem às Noites Ocidentais e Árabes. Alguns filmes tem temas mais sérios, como o ambiente e a tecnologia. O filme mais recente de Doraemon, Nobita e a legenda gigante verde, foi liberado em Março de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário