Mangá
Yoichi Takahashi criou Captain Tsubasa primeiramente como mangá, que começou a ser publicado em 1982 na revista semanal Shonen Jump, onde acabou em 1997 com a última entrega do World Youth (Mundial Juvenil). Parece que ouve problemas entre o autor e a revista, e que é por essa razão que a série acabou tão precipitadamente e deixando o melhor para o último volume, isto é, o que acontece depois da vitória do Japão na final contra o Brasil. Logo, no ano de 2001, Yoichi Takahashi começa a trabalhar na nova saga Captain Tsubasa Road to 2002. Terminada a saga Road to 2002, em 2004 Takahashi começa sua sequência no especial Captain Tsubasa Road to 2002 >> Go for 2006, seguidas da Golden 23, que é o preparatório para as olimpíadas.
Anime:
A saga completa de Captain Tsubasa é dividida em quatro partes principais: Captain Tsubasa (série original), Shin Captain Tsubasa, Captain Tsubasa J e Road to 2002.
Captain Tsubasa (Série Original)
A série de TV conta com 128 epsódios baseados no mangá original. A série foi lançada no Japão em 28 de Outubro de 1983. Esta primeira parte da série conta como Oliver Tsubasa conhece Carlos Misaki e Benji Wakabayashi logo no primeiro campeonato nacional, que começa com sua vitória sobre o Meiwa FC por 4-2, até a heróica carreira de Tsubasa rumo ao tricampeonato, sobrepondo as suas lesões e jogando contra os novos e antigos rivais. Culmina com o empate do Nankatsu FC com o Toho por 4-4.
Shin Captain Tsubasa
É o mundial sub-16, com sede em Paris, França. Inclui as partidas de preparação da equipe juvenil japonesa, o campeonato que termina com a vitória do Japão sobre Alemanha por 3-2. Também está o desenlace da série e o destino parcial dos protagonistas.
Captain Tsubasa J (World Youth)
Esta é uma nova adaptação da série original Captain Tsubasa, ou seja, nada além da primeira série com cortes e mais uma parte da World Youth, segunda série no mangá. Contudo, a qualidade desta série em termos de desenho é melhor e os episódios são menos longos. Um dos problemas nesta é série é que ela para no meio da história do World Youth. Destaque para o fato da exibição do Brasil em vários dos episódios do WY.
Captain Tsubasa J contém 46 episódios, divididos em duas fases. De 1 a 33, conhecemos a história de Oliver Tsubasa. De 34 a 46, a revelação de um novo personagem: Shingo Aoi. Além disso, esta fase também transmite o fim de São Paulo FC x Flamengo, a introdução de Shingo Aoi na série A, o surgimento dos Sete Verdadeiros, e as Eliminatórias da Copa Asiática. No mangá ainda tem a Copa Asiática em si e o Mundial sub-19 com sede no Japão.
Captain Tsubasa Road to 2002
A última produzida e atualmente exibida em alguns países. Ela é composta pelo remake da etapa primária, secundária, seguidas do campeonato juvenil sub-16, a história de Tsubasa no Brasil contra Carlos Santana, e a última parte, que conta a história do novo mangá Road To 2002 onde Tsubasa vai para a Espanha garantir vaga no Barcelona, porém tem que provar que pode jogar ao lado do craque brasileiro Rivaul (Personagem inspirado em Rivaldo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário