quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Avatar - A Lenda de Aang

Em uma era perdida, a humanidade se dividiu em quatro nações: a Tribo da Água, o Reino da Terra,a Nação do Fogo e os Nômades do Ar. Dentro de cada nação, há uma ordem de homens e mulheres notáveis, chamados de "Dobradores", que são capazes de manipular seus elementos nativos, fazendo uma "dobra", que combina artes marciais variadas. Para manter o equilíbrio entre estas nações, existe um único dobrador que é capaz de controlar todos os quatro elementos. Esse dobrador é o Avatar, um escolhido que manifesta o espírito do mundo em uma forma humana. Quando o Avatar morre, ele reencarna em uma outra nação seguindo um ciclo milenar. Começando com o domínio de seu elemento nativo, o Avatar vai aprender como comandar todos os quatro elementos. Ao longo das eras, as incontáveis encarnações do Avatar serviram para manter as quatro nações em harmonia.

Porém, na época onde se passa a hitória, a Nação do Fogo iniciou uma guerra cujo objetivo é dominar as outras três nações. Somente o avatar poderia impedí-la, "mas quando o mundo mais precisa dele, ele desaparece."

Seguindo o ciclo reencarnatório, o próximo Avatar deveria nascer entre os nômades do ar. Sabendo disso, a Nação do Fogo atacou os nômades do ar e eles foram dizimados. A partir daquele dia ninguém mais viu um dominador de ar, e acredita-se que todos eles morreram.

Entretanto, cem anos passaram e dois irmãos da Tribo da Água, chamados Katara e Sokka, salvam um garoto que estava preso dentro de um iceberg e logo descobrem que o garoto, que atende pelo nome de Aang, é um dominador de ar, além de ser o Avatar que sumiu há cem anos atrás. Agora é a hora de Katara e Sokka ajudarem o jovem Avatar Aang a encarar seu destino e salvar o mundo. Tudo isso porque o Avatar representa a maior ameaça às conquistas da Nação do Fogo e a maior esperança para que o mundo volte ao equilíbrio normal.

Nestas viagens exploram-se os universos psicológicos dos personagens com o desenrolar de suas ações, bem como a crueldade e a falta de escrúpulos da Nação do Fogo em suas manobras políticas no mundo para dominá-lo, além de conspirações e elos entre grupos de pessoas. Romances também são explorados e o desenvolvimento do poder dos personagens é observável episódio a episódio.

O Avatar
Mestre dos Elementos
O "Avatar" é o único ser deste mundo fictício que tem controle sobre todos os quatro elementos da natureza. Estes poderes surpreendentes ainda são pequenos diante de sua capacidade de se contactar com o mundo espiritual e de receber orientação de todos os avatares anteriores. A missão do Avatar é manter e proteger o equilíbrio no mundo.

O surgimento do “Espírito Avatar” segue um ciclo de reencarnação que corresponde a esta ordem: "Nômades do Ar", "Tribo da Água", "Reino da Terra" e "Nação do Fogo". Pela teoria da reencarnação, somente um avatar pode existir por vez, tanto que após a morte de Roku, Avatar do Fogo, logo em seguida Aang nasce, mantendo o ciclo vivo. Devido a esse ciclo de reencarnações, o avatar possui um conhecimento em potencial vastíssimo, onde a própria mente do avatar desconhece donde vem. Apenas se Aang morrer, poderá nascer de novo para substituir sua última manifestação e prosseguir a missão de manter a paz no mundo.

Medium
O Avatar, além de mestre dos quatro elementos, também é um médium, ou seja, é uma ponte entre dois mundos: o mundo material e o mundo espiritual. O Avatar pode entrar no mundo espiritual se conseguir se concentrar e meditar profundamente, ou pode ser levado para lá por algum espírito. O mestre dos quatro elementos também pode pacificar espíritos que conseguiram passar para o mundo físico e que estão causando destruição ou medo.

Estado Avatar
O Estado Avatar é um fenômeno que ocorre com todos os Avatares. Quando neste estado, o Avatar apresenta poderes supreendentes, maiores até mesmo que os poderes dos quais ele dispõe normalmente. O Estado Avatar é um mecanismo de defesa, designado a dar ao presente Avatar todo o poder e sabedoria de suas vidas passadas. O brilho que ocorre nos olhos e tatuagens, quando o Avatar entra nesse estado, é a combinação de todas as vidas passadas dele focando as suas respectivas energias em seu corpo. Por isso o Avatar é enormemente poderoso em tal estado. Não obstante, se no Estado Avatar o Avatar está em seu ponto mais potente, ele também está no seu ponto mais vulnerável: se morto enquanto estiver nesse estado, o ciclo de reencarnação (Tribo da Água, Reino da Terra, Nação do Fogo e Nômades do Ar) é quebrado e o avatar não mais renascerá, deixando de existir no mundo.

Há duas etapas na vida de um Avatar que envolvem tal estado. Na primeira, o Avatar entra nesse estado quando ele ou ela tem uma emoção forte, geralmente raiva ou medo. No entanto, ele não pode se controlar quando está nesse estado, e pode ferir pessoas sem intenção. Entretanto, um avatar não só pode como deve aprender a controlar esse imenso poder. E é isso que ele deve aprender na segunda etapa. Para poder manter o equilíbrio entre as nações, o Avatar tem que antes conseguir manter o equilíbrio dentro de si mesmo. Para isso, ele tem que desbloquear seus sete chakras, os lugares onde as energias de uma pessoa ficam reunidas. Cada energia tem uma função e é bloqueado por um tipo específico de emoção. Necessita livrar-se do seu medo para liberar seu instinto de sobrevivência; da sua culpa para libertar seus prazeres; da sua vergonha para poder ter sua força de vontade livre; do seu remorso para libertar seu amor; de suas mentiras para soltar a verdade; das ilusões para libertar seu discernimento e das suas fixações mundanas para liberar suas energia cósmica. Esse processo não é nada fácil e, quando iniciado, não pode parar, ou a última energia aberta se tranca. Mas, no final, o esforço é recompensado: quando finalizado com sucesso, o Avatar se torna completo, pois pode entrar e sair do Estado Avatar quando e onde bem entender, e fica mais de 100 vezes mais forte tanto fisicamente quanto mentalmente.

O estado avatar pode ser visto nos seguintes episódios:

O Garoto no Iceberg
A Volta do Avatar
O Templo de Ar do Sul
Solstício de Inverno, Parte 2: O Avatar Roku
A Tempestade
O Cerco do Norte, Parte 1
O Cerco do Norte, Parte 2
O Estado Avatar
O Dia do Avatar
O Deserto
As Encruzilhadas do Destino
Avatar e o Senhor do Fogo
O Cometa de Sozin, Parte 4: O Avatar Aang

O Mundo Espiritual é uma dimensão paralela à dimensão física. Nela residem os espíritos e as almas dos Avatares que já morreram. Esta dimensão é acessível apenas ao avatar e aos espíritos, porém alguns viventes, Iroh e Sokka, já estiveram lá. No Mundo Espiritual, nenhuma dobra funciona, por mais que o Dobrador tente.

O Avatar é a ponte entre o Mundo Material e o Mundo Espiritual. Quando o Avatar lança seu espírito no Mundo espiritual, seu corpo fica no Mundo Material, e é a única ligação que ele tem para voltar da dimensão dos espíritos.

A dimensão do Mundo Espiritual é desconhecida. Ele pode se limitar a um cenário que lembra um pântano ou ser mil vezes maior do que isso. O que se conhece são alguns espíritos.

Espíritos Notáveis
Hei Bai
Espírito de uma floresta no Reino da Terra, Hei Bai ataca uma vila próxima a seus domínios após a Nação do Fogo ter queimado seu lar. Pacificado por Aang, ele vira um grande amigo do Avatar, auxiliando-lhe quando ele vai até a dimensão dos espíritos.

Dama Pintada
A Dama Pintada é um espírito que cuida de um rio da Nação do Fogo. Nesse rio há uma vila que a venera. Entretanto, quando a Nação do Fogo instalou uma fábrica de armamentos na beira do rio e passou a poluí-lo, a Dama nunca mais se manifestou. Quando Aang e seus amigos passaram por lá, descobriram que a vila estava passando por necessidades. Katara, então, se disfarçou de Dama Pintada e ela e Aang destruiram a fabrica que poluía o rio. O verdadeiro espírito, então, se manisfestou no Mundo Material para agradecer a Katara.

Koh
Koh, um espírito com forma de Lacraia, é o espírito mais antigo que se conhece, e provavelmente, também um dos mais temidos. Ele é conhecido como "o Ladrão de Rostos", pois, se alguém se dirigir à ele mostrando qualquer emoção, seu rosto é roubado e adicionado a sua coleção. Ele nutre um sentimento ruim em relação ao Avatar, pois em uma de suas encarnações, o Avatar Kuruk tentou matá-lo por ele ter roubado o rosto da mulher que ele amava.

Wan Shi Tong
Com forma de Coruja, Wan Shi Tong, "aquele que sabe dez mil coisas", é o espírito da sabedoria. Ele é um dos poucos espíritos que vive no Mundo Material. Tal fato se deve a ele ser o bibliotecário de sua própria biblioteca, uma gigantesca coleção de conhecimento localizada no deserto de Si Wong, no Reino da Terra. Ele não gosta de humanos, pois estes sempre tentam angariar conhecimento para causar a destruição de seus próximos, assim como fez Zhao quando entrou na sua biblioteca. Wan Shi Tong afundou seu patrimônio nas areias do deserto quando descobriu que Sokka entrou lá com seus amigos só para conseguir informações contra a Nação do Fogo.

Tuí e La
Tui é o espírito do Mar, enquanto La era o espírito da Lua. Os dois espíritos escolheram viver sob forma mortal de peixes na Tribo da Água do Norte, no Oásis Espiritual. Quando La foi morto por Zhao, Tui cedeu seus poderes a Aang para que o Avatar pudesse livrar a Tribo do cerco que a Nação do Fogo estava realizando.

Yue
A nova encarnação do espírito da Lua é Yue, a princesa da Tribo da Água do Norte. Após a morte de La, Yue, que havia recebido parte da vida do espírito da Lua quando bebê, sacrificou sua vida, devolvendo a vida ao peixe e tornado-se o novo espírito da Lua.

Avatares Anteriores
Quando um Avatar morre, ele ganha um espaço no Mundo Espiritual, para que ele possa se comunicar com o Avatar presente do Mundo Material, caso necessário, e para poder mandar seus poderes quando o Avatar entra no Estado Avatar. Aang já foi auxiliado muito por Roku, o Avatar da Nação do Fogo e anterior a ele. Ele também já recebeu ajuda de Kyoshi, Avatar do Reino da Terra, Kuruk, da Tribo da Água e Yangchen, dos Nômades do Ar.

Quatro Nações
O mundo de Avatar divide-se em quatro nações: a Tribo da Água, o Reino da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar. Enquanto a Nação do Fogo está em Guerra com as outras Nações, os Nômades do Ar se extinguiram devido um genocídio pela parte do Senhor do Fogo Sozin.

Tribo da Água
Reino da Terra
Nação do Fogo
Nômades do Ar
Além das quatro nações existe uma sociedade, que reúne velhos e experientes dobradores dos quatro elementos:
Ordem da Lótus Branca

Dobras
Há quatro elementos que regem o planeta onde se passa a série: Água(水), Terra(土), Fogo(火) e Ar(气). Os Dobradores são pessoas que canalizam seu 'Chi' em um elemento específico e assim conseguem o manipular(ou dobrar). A base de uma Dobra é um arte marcial específica, cada dobra tem a sua.

Dobra de Água: A dobra de Água é baseada em movimentos leves e elegantes que se originaram de uma arte marcial chinesa chamada Tai Chi Chuan. Ela consiste ser defensiva e usa a própria defesa com um poderoso contra-ataque. Assim podemos falar que é uma arte de transformação, também podendo usar os três estados, água, gelo e até mesmo vapor. Água é o Elemento da Mudança.

Dobra de Terra: A dobra de Terra é caracterizada por posturas firmes e golpes fortes que se originaram da arte marcial chinesa Hung Gar, do Kung Fu. Essa dobra consiste ser defensiva e ofensiva, porém seus movimentos não são de grande agilidade. É inspirada em dois animais: O tigre para golpes firmes e fortes e a garça é usado no solo de forma suave. Terra é o Elemento da Substância

Dobra de Fogo: A dobra de Fogo é caracterizada por ataques de longo alcance, entradas e saídas rápidas de luta, posturas amplas, chutes e defesas circulares e ataques agressivos que tem origem no estilo de Kung Fu Shaolin do Norte. Essa dobra consister em ser muito ofensiva e usa seu próprio ataque com defesa. Fogo é o Elemento do Poder

Dobra de Ar: A dobra de ar é baseada no estilo Ba Gua (também chamada de Pa Kua Chang ou Baguazhang), do Kung Fu, e é uma dobra com movimentos defensivos e leves. Essa dobra consiste em ser defensiva e, muito similar a dobra de água, utiliza o ataque do oponente contra ele próprio.

O Ba Gua é um dos estilos da arte marcial chinesa Kung Fu. Baguàzhang (a escrita chinesa), literalmente, significa "palma dos oito trigramas” (desenhos que correspondem às 8 possibilidades de combinação de Yin Yang em três linhas). A pratica das bases do Ba Gua tem como característica fundamental andar em círculos. Os praticantes desta arte andam como que ao redor de um círculo, mantêm sua base baixa, o olhar dirigido para o centro do círculo. Os deslocamentos em torno do círculo se configuram em uma estratégia de combate que procura evitar um confronto direto de força bruta com o adversário ao escapar pelos lados ou pelas suas costas.

PERSONAGENS
Aang
Aang é um típico garoto de doze anos de idade exceto pelo fato de ele ser o Avatar. Ele é o último remanescente dos dobradores de ar, e foi descoberto depois de passar cem anos aprisionado em um iceberg. Aang nunca quis ser o Avatar, mas sim uma criança normal. Não obstante, ele é muito importante para restaurar a paz do mundo e seu destino é derrotar o senhor do fogo Ozai, e ele entende isso. Contudo, apesar dele ser o Avatar, ele tenta sempre que possível realizar brincadeiras para afastá-lo de sua enorme responsabilidade.É apaixonado por Katara.

Katara
Katara é uma Dobradora da Tribo da Água do Sul. No começo de suas aventuras com Aang, ela era apenas uma amadora na Dobra de Água mas, após sair do Pólo Norte, Katara atingiu o nível de mestra na Dobra de Água. Ela quem ensina Aang a dobra de água. O temperamento de Katara é um pouco instável e ela se irrita com facilidade. Apesar disso, ela é muito caridosa, prestativa e responsável, uma vez que teve que assumir o comando de sua família após a morte de sua mãe(apesar de estarem com a avó). No decorrer do desenho, se apaixona por Aang.

Sokka
Sokka é o irmão mais velho de Katara. Ele era o único guerreiro que havia sobrado na Tribo da Água do Sul depois que seu pai e as suas tropas saíram da tribo. Sokka não pode dobrar nada, mas é muito inteligente e também é um bom guerreiro. Ele é muito engraçado, mas a maior parte da graça do garoto advém do fato dele ser extremamente sarcástico. Utiliza um bumerangue como arma, além de sua espada negra, feita de um meteoro. Se apaixonou pelo espírito da Lua, que foi sua primeira namorada; e também por uma guerreira Kyoshi.

Toph
Toph tem 12 anos e é uma excelente dobradora de terra. Apesar de ser cega, Toph está longe de ser uma menina inútil e frágil, pois é a pessoa mais forte (no sentido de força física) do grupo. Seus pais não acreditam que ela é forte, o que faz ela duvidar se eles realmente a amam. Aprendeu a dobrar terra com as toupeiras dobradoras, consideradas as primeiras dobradoras de terra do planeta. Como ela mesma diz, apesar de ter nascido cega nunca teve problemas para ver, pois com a dobra de terra, seus pés podem "enxergar" qualquer vibração à sua volta através das ondas transmitidas pelo solo. Desde que fugiu de casa para se juntar ao grupo, Toph ensina a Dobra de Terra a Aang. A garota é uma típica baderneira e tem um gênio muito forte, entrando em conflito com Katara várias vezes. Seu senso de humor é parecido com o de Sokka.

Príncipe Zuko
"Eu vou capturar o Avatar, e restaurar minha honra!" Essa era a fixação do Príncipe Zuko, que freqüentemente tentava capturar o Avatar para que ele pudesse ser de novo aceito como príncipe da Nação do Fogo. Sob o manto de sua fúria, Zuko é um jovem que foi privado do amor de seu pai, que marcou seu rosto com uma enorme cicatriz, o que o levava a fazer qualquer coisa para agradá-lo, tornando suas decisões confusas e impensadas, mas seu pai nunca deu nenhum sinal da afeição. Mesmo depois que seu tio e ele foram banidos da Nação do Fogo, ele ainda tentou realcançar sua "honra" para ser aceito de volta pelo pai, ajudando sua irmã a dominar o Reino da Terra. Não obstante, após voltar para sua casa e ser aceito por seu pai, Zuko percebeu o quão errado ele havia sido em sua vida e decidiu se juntar a Aang e seus amigos para ensinar ao Avatar a Dobra de Fogo. Apesar de ser um tanto quanto sarcástico e impulsivo, Zuko é uma pessoa bondosa e justa. Durante o cometa de Sozin, Zuko e Katara derrotam a princesa Azula, em consequência, Zuko se torna Senhor do Fogo e começa uma nova Era de paz e amor na Nação do Fogo e, com a ajuda de Aang e do resto da Gaang, no resto do mundo.

Iroh
Apelidado de “Dragão do Oeste”, Iroh é um general aposentado. Ele é irmão do Senhor do Fogo Ozai, e acompanha Zuko em todos os lugares em que ele vai. Seu filho, Lu Ten, morreu quando ele realizava um cerco na cidade de Ba Sing Se. Desde então, considera Zuko como seu próprio filho. Iroh é muito calmo e sábio, mas é sem dúvida um dos Dobradores de Fogo mais fortes que existe, portanto não deve ser subestimado. Sua bebida preferida é chá, de todos os sabores, além de adorar um jogo de tabuleiro chamado Pai Sho. Tio Iroh tem uma posição elevada na secreta Ordem do Lótus Branco, sendo que os participantes desse grupo se identificam por meio do jogo Pai Sho ao jogar começando com a peça Lótus Branco.

Princesa Azula
Azula é a princesa da Nação do Fogo, filha mais nova de Ozai e irmã de Zuko. É uma pessoa de personalidade difícil, extremamente inteligente, manipuladora e cruel, além de ser uma das melhores Dobradoras de Fogo. Ela é muito fiel ao seu pai e conseguiu muitas vitórias contra o Reino da Terra. Recentemente, ela também começou a perseguir Aang, com a ajuda de suas duas amigas, Mai e Ty Lee. A jovem, entretanto, tem um grande medo de ser abandonada por aqueles que a cercam. Por isso, mantém as pessoas perto dela pelo medo. Tem a cabeça feita e tem certeza que sua própria mãe , desaparecida há anos, a considera um monstro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário