sexta-feira, 4 de junho de 2010

Anime Betim 2010

5 e 6 - junho - 2010 - 09h às 20h – Escola Municipal D'Assis Martins "Gigante" - Centro de Betim.

O Anime Betim acontece sábado e domingo, agora, de 09 às 20 horas, na Escola Municipal D'Assis Martins "Gigante", rua Felipe dos Santos, 320, Centro de Betim. O projeto é uma mistura de shows musicais, teatro, concursos entre personagens de jogos e filmes, oficinas performances multimídia, artes marciais, feira de fanzine, salas de jogos, exibições de desenhos animados, gincanas, estandes de lojas, exposições de artes visuais, palestras com artistas e personalidades do gênero no Brasil e no mundo. Os ingressos custam 10 reais + 1kg de alimento.

Segundo Wesley Abreu, criador e organizador do Anime Betim, a ideia surgiu há cerca de três anos e, em 2009 foi possível promover a primeira edição na cidade que reuniu, aproximadamente, 2 mil pessoas de várias regiões de Minas Gerais e Brasil.

Wesley Abreu explica que também é um otaku, ou seja, fã de desenhos animados e como ele existem milhões de pessoas que curtem a mesma coisa. “Os fãs, além de adorarem filmes, desenhos, livros, jogos eletrônicos de anime, são super conectados pela internet, criam seus personagens, frequentam festas de anime que acontecem no mundo inteiro, usam camisetas de desenhos animados, botons pregados na mochila, pulseiras, tocas, chaveiros, colares, objetos que fazem alusões a este movimento, que cresce cada dia mais no Brasil e no mundo”, comenta.

O artista visual e também organizador do Anime Betim, Guilherme Aguiar, diz que o evento promove o intercâmbio entre pessoas de diferentes culturas, idades e regiões, além de despertar talentos para o mercado ligado ao mundo “anime” que envolve de arte a eventos como o próprio Anime Betim.

Anime, animê ou animé (em japonês: アニメ, anime, literalmente, desenhos animados) é qualquer animação. A palavra é usada em várias situações ligadas às artes, jogos eletrônicos etc. Anime no cinema, por exemplo é dar vida, ânimo. Animar no sentido mais direto da palavra. Talvez por isto, o nome de filmes que objetos ganham vida seja animação. Anime Betim.

PROGRAMAÇÃO ANIME BETIM 2010
Concurso Cosplay
Premiação 1º Lugar : 1.000 reais

Apresentações
Artes Marciais: Dojo de Ninjutsu - Kanagawa Ryu Ninpou Dojo com arena de arco e flecha - SP
Teatro: Grupo Val Hala - Arena Medieval - Contagem
Esportes Radicais: Le Parkour – Betim

Bandas
Kaze-no-Uta - Banda cover de músicas de anime - BH
J-Kay - Banda cover de músicas de anime - BH
Youkiko - Banda cover de músicas de anime - BH
Iha Durka
Escaravelho - Banda de Rock – Betim
Madara Bankai - Banda cover de músicas de anime e
Wasteland – Banda de Rock - Betim

Oficinas
Duas oficinas de desenho - uma no sábado e uma no domingo

Convidados
(Dubladores Cavaleiros do Zodíaco [entre outros] - SP)
Hermes Baroli - Dublador do Seiya de Pégasus
Élcio Sodré - Dublador do Shiryu de Dragão
Ulisses Bezerra - Dublador do Shun de Andrômeda
Francisco Bretas - Dublador do Hyoga de Cisne
Leonardo Camillo - Dublador do Ikki de Fênix
Letícia Quinto - Dubladora da Saori Kido (Deusa Athena)
Gilberto Baroli - Dublador do Saga de Gêmeos

Palestras
Projeto Kaplan de Quadrinhos digitais Locus Terapias Naturais

Campeonatos
Dota (Rede PCs)
Guitar Hero (Playstation)
Naruto (Playstation)
Futebol (Playstation)
Magic (Card Game)

Entretenimento Livre
Sala de exibição de animes
Flipperarma
Telão com DDR
gincanas 1500 (reais em brindes)

Estandes
Comics
Devir Livraria

Outros
Sala Cosplay
Sala Tokusatsu

Japão x Brasil e Mundo
Vários bens culturais do Japão já se tornaram comuns ao cotidiano dos ocidentais, seja desde o conhecidíssimo macarrão instantâneo, o miojo, às lutas marciais, os preceitos budistas, os bonsais, os ideogramas em diversos objetos e principalmente: os desenhos animados que passam na TV (aberta e paga).

Nos últimos vinte anos foi possível perceber, no Brasil e em todo o mundo, a chegada de um grande número de histórias em quadrinhos e animações nipônicas (mangás e animes respectivamente), que desde então se tornaram presença obrigatória em bancas de jornal, livrarias, sites, programas da televisão e cinema.

Hoje é possível afirmar que esse cenário se constitui num fenômeno cultural e de comunicação em consolidação. (não podemos esquecer dos jogos eletrônicos que em sua maioria são produzidos no japão).

A força deste fenômeno se deve a diversas características peculiares da produção japonesa a qual criou uma linguagem que dialoga mais facilmente com o imaginário coletivo, o que conquistou fãs em diversas partes do mundo.

Em Betim não é diferente, existe um público cada vez maior que se interessa pela cultura dos animes e mangás e entender a importância e a necessidade desse intercâmbio literário, cinematográfico, de artes visuais etc., é primordial para o desenvolvimento da própria cultura betinense a qual, ao mesmo tempo, que deve se voltar para as suas orígens, precisa também permanecer em contato com o que está acontecendo no mundo.

Existe em Betim um público constituído de fãs da produção japonesa e mundial (Inclusive brasileira) de mangás e animes que desde o final do século passado vem participando de eventos similares em diversas cidades da região metropolitana e em outras regiões do estado.

Foi pensando neste público e na necessidade existente no município de eventos voltados para o público juvenil que o Anime Betim, primeiro evento deste gênero na cidade, foi criado.

Outro ponto importante a ser considerado é que, com a realização do AB, a cidade estaria se integrando a rede inteira de eventos desta categoria, os quais se realizam no âmbito estadual, nacional e mundial atraindo também o público de outras cidades.

A cultura do Animes e Mangás é um grande incentivador da leitura e da busca de conhecimento, incentiva a produção de desenhos e pinturas, criação de textos e serve de inspiração para crianças, jovens e adultos incentivando-os a desenvolver e estudar técnicas artísticas, lingüísticas e de produção gráfica, além de artes cênicas. (dentro dessa cultura existem produções coletivas onde os artistas se reúnem para financiar a publicação de seus trabalhos).

Todos sabemos: as histórias em quadrinhos e os desenhos animados em geral não se prestam somente ao entretenimento, mas exercem também função importante na educação e no desenvolvimento da cultura (No caso dos animes os temas abordados são muitos: desde mitologias de diversos povos, como as gregas e nórdicas, contos medievais e histórias de ficção científica que abordam temas ambientais, além de elementos da própria cultura japonesa).

Dentro desta pespectiva, e com o objetivo de promover a formação artística dos participantes do evento, serão realizadas oficinas totalmente gratuitas como:

- Duas oficinas de desenhos
- Carga horária: 3h
- Participantes: 15

Obs.: Após a realização do evento será distribuído gratuitamente, em toda a região metropolitana, um jornal informativo com ilustrações, histórias em quadrinhos produzidas por participantes das oficinas ministradas no evento.

Tiragem: 3.000 exemplares.

A partir do ano de 2009, Betim se integrou a uma rede de festivais de Anime que, como este, acontece periodicamente, em todas as partes do mundo, oferecendo ao público atividades artístico culturais de entretenimento.

PROJETO DE MÍDIA

O festival AB tem uma caracterista própria que é a boa aceitação entre diversas faixas etárias, embora o público alvo, seja o juvenil.

Mídia Espontânea

Após o termino do "I Festival Anime Betim" no dia 15 de Novembro de 2009, o público (aproximadamente 2.000 mil pessoas) já está ciente que o evento acontecerá no ano de 2010. Esses participantes já estão divulgando espontaneamente, o evento em sites, como Orkut (Comunidade Anime Betim, com mais de 350 participantes) e Youtube sendo que, este último, já possui mais de 10 vídeos produzidos por participantes do evento. Além disso, um site do evento esta sendo elaborado.

Material gráfico
25.000 panfletos 3.000 cartazes 30 banneres

Locais de distribuição

Escolas, faculdades, ONGs e unidades da Funarbe (Fundação Artístico e Cultural de Betim)como Centro Populares de Cultura de Betim e a Biblioteca Pública etc.
Público a ser atingido 40.000 pessoas na Região Metropolitana de BH (direta e indiretamente)
Perspectiva de público para os dois dias do festival 8.000 pessoas
Outras meios de divulgação
Mídias como Jornais, Rádio e TV
Jornal informativo que será lançado após evento com tiragem de 3.000 exemplares.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
A organização do evento receberá de todas as pessoas que comprarem ingressos, bem como das que receberem cortesia, a doação de um quilo de alimento não perecível.

Todo alimento será doado a instituições a serem escolhidas (10% dos mesmos serão doados para a escola anfitriã do evento).

Na primeira edição do AB foram arrecadados 970Kg de alimentos dos quais metade foram doados à instituição Missão Amor e a outra metade à SEMAS, ambas situadas no bairro Terezópolis em Betim.

A organização do evento espera receber na segunda ediçaõ do evento uma média de 6 a 8 toneladas de alimentos os quais serão distribuidos a instiuições beneficientes e Secretaria de Assistencia Social da Prefeitura de Betim, entre outras.

ASCESSIBILIDADE
O sistema das cortesias para o II AB se dará da seguinte forma:

· 50% para escolas municipais e estaduais de Betim, ficando a critério da escola como se fará sua distribuição
· 25% para instituições beneficentes
· 25% para sorteios em rádios, TVs, etc.

O evento será realizado na área central da cidade, justamente para garantir e facilitar o acesso tanto do público betinense quanto do público das regiões metropolitanas de Belo Horizonte e outras cidades. Quanto ao acesso, será proposto as escolas localizadas nos bairros mais distantes, que disponibilizem um ônibus com professores ou responsáveis, para a acessibilidade dos alunos, (acima de 13 anos) devidamente autorizados pelos os pais. Aos demais alunos, menores que 12 anos e que não vierem em caravanas organizadas pela escola, será recomendado que venham acompanhados pelos responsáveis.

Balcão de informações: Anime Betim

Realização: White Wolf Eventos

Assessoria:
It Filmes, Comunicação e Entretenimento

Organização:
Wesley Abreu – concepção e organização – (31) 88366077 2571 1207
Guilherme Aguiar – organização e arte – (31) 99978148 e fixo
www.animebetim.com.br
contato@animebetim.com.br
imprensa@animebetim.com.br

BLOG: http://animebetimblog.blogspot.com/
www.animebetim.com.br